Menu

Glossário

Dicionário Casaescolês

Fique por dentro dos termos que fazem parte do nosso cotidiano escolar.

Aula Passeio
perpassa pelo pensamento de que se pode conciliar momentos de intenso prazer, de convivência e de aprendizagem num momento vivo, onde o conhecimento ultrapassa as fronteiras acadêmicas. Deste modo, impulsiona os alunos a desenvolver com maior intensidade os valores de respeito, convivência e solidariedade e, por outro lado, instiga a indagar sobre os diferentes processos de relação homem-natureza.

Assembleia
neste momento semanal, os alunos do Fundamental I e II se reúnem coordenados pelo grêmio escolar, com o apoio da equipe pedagógica, debatem assuntos referentes à escola, nos quais podem trazer idéias, contribuições e soluções.

Biblioteca Viva
é o espaço no qual acontecem empréstimos semanais de livros orientados pelos professores e pela professora da biblioteca, assim como leituras compartilhadas. São, portanto, desenvolvidas atividades diversas como: registro escrito sobre o livro, propagandas, apresentação oral do enredo, interpretações de textos, leitura em voz alta, dramatizações, peças de teatro, filmagens e contações de história, entre outras, tudo num ambiente lúdico de descontração e muito trabalho.

Calourada
é um evento que acontece no início do ano para recepcionar os alunos do 6º ano, que ingressaram no Ensino Fundamental II. A festa é organizada pelos alunos do Grupo de Responsabilidade de Eventos e consegue integrar os “novos” pupilos de modo bastante caloroso.

Cantando Juntos
este projeto se inicia a partir da musicalização na Educação Infantil, onde um professor de música entra em sala de aula, munido de seu violão (ou outro instrumento musical), para um momento de descontração e troca. No Ensino Fundamental I, as turmas se reúnem semanalmente para trabalhar (cantar, ritmar, aprender letras) algumas músicas selecionadas democraticamente.

Cheque-lanche
corresponde a uma ficha de papel utilizada para a compra de lanches na cantina. O “cheque” contém o nome do lanche desejado, valor e campo parapreencher o nome do aluno.

Conselho
No Fundamental I é reservado um momento semanal para se discutir na turma os acontecimentos, criticar e sugerir e, assim, tomar decisões, para que o ambiente de classe e da escola seja sempre agradável.

Exposição Pedagógica
é fruto de um percurso que se inicia a partir da escolha de um tema a ser trabalhado com toda a escola. Os alunos se lançam para o trabalho de pesquisa e a equipe pedagógica exerce a função de orientar, intervir e incrementar. A culminância deste trabalho é o dia em que todos nos encontramos: discentes, professores, funcionários e pais, para valorizar o aluno, seu saber e fazer no meio escolar em uma grande exposição dos trabalhos realizados. Essa é, também, uma data especial, pois se comemora o aniversário da escola.

Faz-de-Conta
o palco deste trabalho é o imaginário, no qual fantasias, personagens e objetos passam a compor o cenário. Este projeto da Educação Infantil, e que se estende às primeiras turmas do Ensino Fundamental I, permite vivenciar experiências e aprendizagens que contribuem para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.

Grupo de responsabilidade (GR)
como o nome já diz, corresponde à divisão dos alunos em grupos que terão a responsabilidade sobre algum aspecto importante à escola com o auxílio de um orientador, havendo reuniões ao menos uma vez na semana, durante o horário de aula. São exemplos: os GR de meio ambiente (NUMA), GR de apresentação, GR de materiais, GR de cinema, GR de esportes e atividades do intervalo, GR de música, Grêmio e GR de festas e eventos.